09/08/2018 19h17 - Atualizado 09/08/2018 19h17

OAB Federal lança campanha Vote Consciente

Por Terezinha
para IARGS
A diretora-adjunta Financeira do IARGS, Maria Izabel de Freitas Beck, representou o instituto no lançamento da campanha “Vote Consciente”, no dia 8 de agosto, no Theatro São Pedro, por iniciativa do Conselho Federal da OAB.
De acordo com o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, a maioria dos jovens entre 16 e 18 anos ainda não emitiu o primeiro título de eleitor. “Dos 3,8 milhões de adolescentes de 16 e 17 anos, apenas 2 milhões vão poder votar em outubro. Somado a isso, uma pesquisa do Ibope aponta que 6 de cada 10 eleitores estão indecisos ou não querem votar”, informou Breier.
A campanha, conforme explicou, atua no sentido de levar informações, formar eleitores criteriosos, empoderar os cidadãos sobre o seu protagonismo democrático. “Esta é a campanha do reconhecimento da mudança de cultura onde a sociedade é a protagonista do voto”, disse.
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, destacou a importância da conscientização do poder e dever do voto. Segundo ele, a Ordem está cumprindo seu papel, chamando a sociedade civil para que protagonize um momento ímpar na sociedade brasileira. “Afinal, voto não tem preço, voto tem consequência. E a consequência de uma escolha malfeita é essa crise ética e moral sem precedentes que temos visto no Brasil. Portanto, vamos dizer à cidadania brasileira que anular o voto ou votar em branco é um ato contra a própria cidadania”, concluiu.
A campanha, em âmbito regional e nacional, tem por objetivo promover a conscientização dos eleitores sobre a importância do voto, bem como subsidiá-los de informações para que possam fazer uma escolha segura nas urnas no próximo pleito. Em seu escopo, estão previstas ações para combater o compartilhamento de fake news pelos advogados gaúchos, a desmitificação do voto nulo e branco, além de proporcionar subsídios para que o eleitor planeje seu voto.
Fotos: OAB/RS

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