20/07/2020 09h02 - Atualizado 20/07/2020 11h12

Dra Ana Lúcia Piccoli – manifestação sobre o livro IARGS 93 anos

Por Terezinha
para IARGS

Manifestação da Dra. Ana Lúcia Kaercher Piccoli, 1ª Diretora Secretária e coordenadora adjunta do Grupo de Estudos de Direito de Família do IARGS.

O livro é uma bonita compilação de informações sobre a história do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul. Sua publicação foi resultado de um trabalho de pesquisa profunda e ninguém melhor do que a atual Presidente do Instituto, a advogada e jornalista Sulamita Santos Cabral, para escrever esta obra com tanta propriedade.
 
O livro tem um formato leve e agradável à leitura. Os textos são muito bem escritos e, sempre que possível, acompanhados de fotografias dos momentos relatados. É um convite para visitar a trajetória do Instituto desde a sua fundação, em 1926, até o ano de 2019.
 
O relato se funde com a história do Brasil e do Rio Grande do Sul: traz fatos históricos, como a criação dos cursos jurídicos no Brasil e a situação política em diferentes épocas; cita nomes de personalidades fundamentais do mundo jurídico e político; descreve momentos marcantes da construção da história jurídica do Rio Grande do Sul, como a sessão do IARGS em que ocorre a criação da OAB/RS, em 11 de abril de 1932. A obra, pelo conteúdo que apresenta e por contextualizá-lo na conjuntura, faz-se relevante e completa.
 
O livro é uma referência que se propõe tanto a resgatar memórias vividas por seus associados quanto a situar os novos membros que ainda não conhecem a sua história. É criada uma linha do tempo que chega ao ano de 2019, trazendo os mais importantes eventos realizados pelo Instituto: palestras, congressos, seminários, reuniões almoço, homenagens. Os registros fotográficos apresentados são belas lembranças, que dão um colorido moderno à obra. Ali registrado está o prestígio que o IARGS sempre teve e consegue manter até hoje, atestado pela presença da grandes Juristas, Ministros, Governadores do Estado e a OAB/RS que sempre se fez representar em todos os eventos.
 
Sou sócia do Instituto dos Advogados há mais de 30 anos, participo, ativamente, de suas atividades e faço parte de sua diretoria. Percebo o IARGS como um núcleo importante da cultura jurídica do Estado do Rio Grande do Sul. Indubitavelmente, este livro faz jus à sua trajetória de sucesso na transmissão de conhecimento jurídico.
 

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>