02/05/2022 21h32 - Atualizado 02/05/2022 21h32

Artigo- O IARGS e o advogado Silvino

Por Terezinha
para IARGS
Artigo do Dr Thiago Sarmento Leite, membro do Conselho Fiscal do IARGS
Tema: O IARGS e o advogado Silvino
 
_________________________________________________________________________
No país, dentre as instituições de relevância nas áreas das Ciências Jurídicas estão o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), em âmbito nacional, e Instituto dos Advogados do RGS (Iargs), no plano regional. O primeiro, sesquicentenário (27/08/1843), tendo como meta ser “defensor intransigente do Estado Democrático de Direito” e, inclusive, responsável pela criação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) (18/11/1930); o segundo, já quase centenário (24/10/1926), com objetivo de “incentivar, através de questões jurídicas e sociais a difusão do conhecimento, zelando pela observância do Código de Ética Profissional”. Ambos (comprovado por suas histórias), mantendo-se fiéis aos princípios e, de fato, concorrendo para o fortalecimento das “Letras Jurídicas”, ao primado do direito e à afirmação da advocacia. Nos seus quadros constam alguns exponenciais operadores do direito: tanto aqueles pelo exercício pleno na condição de advogados quanto aos dedicados ao Ensino Superior, assim como integrantes das carreiras dos Ministérios Públicos e das Magistraturas (nos vários graus).
 
No tocante ao Iargs, de ressaltar, junto a eminentes pares, a figura de primoroso orador e exemplar fidalguia: o jurista Silvino Joaquim Lopes Neto, recém-falecido (11/01/22), aos 89 anos, em estado de lucidez e ainda muito atuante. A entidade, na real, perdeu um dos mais brilhantes e devotados membros: presidente (duas gestões); conferencista lauto (ativo no “Depto. Dir. e Literat.”). Dirigente do Conselho Superior e que, por sua disponibilidade para com o sodalício, fez jus à Medalha Clovis V. do Couto e Silva, culminando em ser guindado a benemérito. Além de professor de direito e magistrado foi, na posição de causídico, “jubilado” pela OAB/RS bem como agraciado com a Comenda Oswaldo Vergara, um magno galardão. Por tudo, face à proposição da atual condutora do Iargs, Sulamita S. Cabral, aconteceu homenagem póstuma, com sentido pronunciamento da lavra do confrade M.A. Moreira de Oliveira.
 
De parte da Associação de Juristas Católicos do RGS-AJC/RS, cuidei, na qualidade de presidente, de encaminhar à inserção (em anais) dos “Dados Biográficos” e “Nota Descritiva sobre Sessão Solene”, como tributo à memória do insigne jurista. Donde, pois, este registro, tem por escopo, marcar reconhecimento ao significante labor do advogado Silvino em prol do Iargs e da cultura jurídica de nossa terra!

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>