07/03/2022 18h02 - Atualizado 07/03/2022 18h42

Sulamita Santos Cabral é homenageada em cerimônia on-line pela Faculdade de Direito da UFRGS

Por Terezinha
para IARGS

A Faculdade de Direito da UFRGS promove, de hoje, dia 7, a 11 de março, a Semana Internacional da Mulher, de forma virtual. Com a temática principal “’Mulheres na academia: resiliência para além da pandemia’, a abertura foi feita pela diretora da Faculdade de Direito da UFRGS, Drª Cláudia Lima Marques, que prestou, hoje, dia 07/03, homenagem à presidente do IARGS, Drª Sulamita Santos Cabral, primeira professora mulher que ingressou por meio de concurso público na Faculdade de Direito da UFRGS.

Participaram também da abertura, fazendo uso da palavra, a vice-diretora da Faculdade de Direito da UFRGS, Drª Ana Paula Mota; a reitora em exercício da UFRGS, Patrícia Pranke; a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Drª Rita Cortez; e a vice-presidente da OAB/RS, Drª Neusa Maria Rolim Bastos. Ao final, a Drª Claudia Marques anunciou que será afixada, em data breve, no hall de entrada da Faculdade de Direito da UFRGS, uma placa em homenagem à Drª Clea Carpi da Rocha, primeira mulher presidente do Centro Acadêmico André da Rocha; e a Drª Sulamita.

Na sequência, a Drª Sulamita Santos Cabral fez um agradecimento, saudando a todos os participantes da live.ªSaudou, também, à diretoria do IARGS: as vice-presidentes Alice Grecchi e Liane Bestetti; as diretoras Maria Izabel de Freitas Beck e Ana Amélia Prates; os membros do Conselho Superior, a Procuradora Municipal Cristiane Nery; os Desembargadores Marco Aurélio Moreira de Oliveira e Vilson Darós; além da Drª Delma Ibias, membro do Conselho Fiscal. A Desembargadora Maria Berenice Dias, vice-presidente Nacional do IBDFAM, também prestigiou a cerimônia on-line.

Em seu discurso, a presidente do IARGS se disse honrada pela homenagem recebida pela Faculdade de Direito da UFRGS, lugar onde se formou e exerceu o magistério. Agradeceu em especial à Dra. Claudia Lima Marques, à vice-diretora Dra. Ana Paula Motta Costa; e a todo o corpo docente da Universidade. Ela lembrou que a sua turma de faculdade comemorou 50 anos de formatura, em um jantar festivo e, na oportunidade, ela e os colegas lembraram das aulas dos professores Ruy Cirne Lima, Armando Câmara, Elói Jose da Rocha, Paulo Pinto de Carvalho, José Luiz Martins Costa, entre outros.

Lembrou que ingressou no magistério superior nesta Faculdade de Direito por meio de Concurso Público de Provas e Títulos, como professora auxiliar de ensino da disciplina de Direito Tributário, realizado em julho de 1974. Foi a 1ª mulher a ingressar nesta instituição por meio de concurso público. Aprovada, foi nomeada a partir de agosto de 1974. Inicialmente, foi designada para ministrar aulas de Direito Tributário na Faculdade de Direto, além de auxiliar o Des. Jorge Ribas Santos, na disciplina de Direito Financeiro e Finanças. Também lecionou a disciplina de Direito Público e Legislação Tributária na Faculdade de Administração. A partir do semestre seguinte, seu trabalho concentrou-se exclusivamente na Faculdade de Direito, passando a responder também pela cadeira de Prática de Processo Fiscal.

Promovida à professora assistente, foi eleita representante dos Professores Assistentes no Conselho Departamental, nas eleições realizadas em 11 de novembro de 1985. No ano seguinte, novamente por meio de eleição, foi escolhida representante do Departamento de Direito Econômico e do Trabalho junto à Comissão de Carreira de Direito, com mandato a partir de 23 de dezembro de 1986 até 23 de dezembro de 1990. Já como Professora Adjunta, foi eleita vice-coordenadora da Comissão de Carreira de Direito, com mandato de 24 de dezembro de 1990 até 23 de dezembro de 1994.

Além dessas atividades, ao longo dos anos, organizou diversos cursos, seminários e simpósios, conseguindo a participação dos maiores tributaristas brasileiros, a exemplo de Rui Barbosa Nogueira, Ives Gandra da Silva Martins, Paulo de Barros Carvalho e, ainda, de professores e autoridades, contando com numeroso público.

No ano 2000, foi distinguida com o convite para integrar a Comissão Honorífica do Centenário da Faculdade de Direito, onde encontrou professores e ex-alunos, muitos deles destacados juristas. Dedica esta homenagem a todos os seus ex-alunos, na pessoa da Diretora desta Faculdade de Direito, Drª Claudia Lima Marques. Em seguida, compartilhou tal deferência com todas as mulheres que, por meio dos séculos, ajudaram a construir e a preservar a civilização humana. “Com todas aquelas pioneiras que em todos os lugares lutam, elevam, engrandecem, embelezam e aperfeiçoam o mundo”, concluiu.

Para finalizar a cerimônia, a professora Márcia Barbosa (Faculdade de Física) abordou o tema “Mulheres na Academia: retrocessos na pandemia”.

Os familiares da Dra Sulamita também acompanharam a transmissão on-line: o marido Paulo Tharso Cabral; os filhos Gisele Santos Cabral e Cassiano Santos Cabral e o neto Leonardo, que, ao final, presenteou a avó com um ramo de  rosas amarelas.

Link da cerimônia no Canal do Youtube da Faculdade de Direito da UFRGS: https://www.youtube.com/watch?v=SHMhUQWmGUI

Terezinha Tarcitano
Assessora de imprensa

 

Ao lado dos filhos Gisele Cabral e Cassiano Cabral
Ao lado do marido Paulo Tharso Cabral
Ao lado dos netos e do marido

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>