02/05/2022 11h28 - Atualizado 02/05/2022 11h28

Lançamento do livro A Sombra da Passarela: Cassiano Santos Cabral

Por Terezinha
para IARGS
O segundo evento realizado no Espaço Cultural IARGS foi o lançamento do livro “A Sombra da Passarela”, pelo escritor e associado do IARGS, Cassiano Santos Cabral, especialista em Direito Público, no dia 30 de abril. A anfitriã foi a presidente do Instituto, Sulamita Santos Cabral, mãe do escritor. A obra é o quinto livro do autor e primeiro romance policial.
Associados do IARGS, colegas de trabalho, de faculdade, amigos advogados e da literatura prestigiaram o autor, que estava acompanhado da esposa e do filho. O encontro literário reuniu também diversas autoridades, entre elas os Desembargadores Marco Aurélio Moreira de Oliveira e Vilson Darós, membros do Conselho Superior. Compareceram ainda as Diretoras Liane Bestetti, Maria Izabel de Freitas Beck, Maria Isabel Pereira da Costa e Ana Amélia Prates, além da Drª Delma Ibias, integrante do Conselho Fiscal do IARGS. Representando a OAB esteve presente a Drª Regina Guimarães, assessora da Diretoria.
Enquanto o autor dava autógrafos, o público pôde apreciar a apresentação solo do violoncelista Lucas Duarte, que entoou músicas do Tom Jobim, da banda britânica Cold Play, entre outras.
A abertura foi feita pela Drª Sulamita Santos Cabral que saudou a presença de todos, destacando que o espaço é dedicado aos associados que queiram promover reuniões culturais ou lançar livros jurídicos ou literários.
Na sequência, a palavra foi dada ao vice-presidente e orador do IARGS, Dr Avelino Collet, ex-presidente da Academia Riograndense de Letras. Em seu breve discurso, destacou que o autor Cassiano já galgou a galeria de renomados escritores e conquistou prêmios literários, tanto nacionais quanto internacionais.
Referente ao romance policial “A Sombra da Passarela”, referiu que o autor soube relatar, “com maestria”, as engrenagens e dramas dos personagens por ele criados. De acordo com o Dr Collet, duas categorias de seres humanos dividem suas histórias: os que amam aquilo que fazem e os que sentem prazer em realizar seus sonhos e ideais. “Esses têm em suas mãos o alcance do sentido da vida, como é o caso do nosso homenageado Cassiano Santos Cabral”, concluiu.
Em sua fala, Cassiano Santos Cabral agradeceu a presença de todos e salientou que escrever um romance policial foi um divisor de águas na sua carreira, pois admitiu que, até então, não havia escrito narrativas longas e que era um ideal a ser alcançado. Na oportunidade, agradeceu a presença de todos, recomendando a leitura do livro, cuja história central se passa em Porto Alegre.
Ao final do evento, o escritor foi homenageado com uma poesia escrita por Marines Bonacina, Presidente da Casa do Poeta Riograndense e Latino-americano e pela Poeta Fernanda Pedrazzi. Bastante emocionado, agradeceu pela distinção a ele concedida.
Para finalizar, Cassiano citou palavras do poeta Fernando Pessoa para demonstrar sua alegria aos presentes ao evento: “O valor das coisas não está no tempo que elas duram mas na intensidade com que acontecem, por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa do IARGS

Abertura

Autógrafos

Grupos

Homenagem

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>