19/09/2019 18h23 - Atualizado 19/09/2019 18h23

Reunião-Almoço com o presidente do TRF4, Desembargador Federal Victor Luiz dos Santos Laus

Por Terezinha
para IARGS
O convidado especial da palestra da Reunião-Almoço do IARGS do mês de setembro foi o Desembargador Federal Victor Luiz dos Santos Laus, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), hoje, dia 19/09, no Hotel Plaza São Rafael. O tema escolhido por ele foi “Agenda 2030 e o Poder Judiciário”. A abertura foi feita como sempre pela presidente do IARGS, Dra. Sulamita Santos Cabral, que fez uma saudação a todas as autoridades presentes.
Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da Agenda 2030 da ONU, o Desembargador informou que o 16º (com suas respectivas 10 submetas), cujo título é ‘De perto com o Poder Judiciário’, está focado na Paz e Justiça e, entre as ações para alcançar essa meta, destacou o desenvolvimento de instituições eficazes. “O Poder Judiciário pode contribuir como esse esforço global, sobretudo pautando-se pela celeridade e segurança jurídica em sua prática jurisdicional”, afirmou, ressaltando que ambos estão intimamente entrosados.
Acautelou, contudo, ser crucial o aporte de meios e idôneos para o funcionamento do sistema de justiça. Nesse sentido, citou o processo eletrônico e a utilização adequada do Instituto de Resolução de Demandas Repetitiva (IRDR) para o desenvolvimento de instituições eficazes. “Nesse passo, sua aplicação já encontra robusta guarida na jurisdição do Tribunal Federal desta Região”, garantiu.
De acordo com o Desembargador Laus, a nova Agenda 2030 da ONU reconhece a necessidade de um efetivo Estado de Direito e boa governança em todos os níveis e em instituições transparentes, eficazes e responsáveis.
Para tanto, frisou que não basta aumentar as previsões abstratas de finalidades, sendo tão ou mais importante a implementação concreta de meios idôneos e necessários para atingi-las. Na avaliação do Desembargador, a utilização do processo eletrônico pelo Poder Judiciário já se revelou instrumento útil e efetivo para concretizar o princípio da celeridade processual.
Ao final, como de costume, a diretoria do IARGS sorteou livros. Desta vez foram três: “Honorários Advocatícios no CPC – Lei 13.105/2015 (Cláudio Lamachia e Estefânia Viveiros); “CNJ – Na Perspectiva da Advocacia: Coletânea de Julgados” (Cláudio Lamachia e outros): e “Novo Código de Processo Civil Anotado (OAB/ESA-RS).
Da diretoria do IARGS compareceram o vice-presidente, Dr. Avelino Collet; e as diretoras Liane Bestetti; Maria Izabel de Freitas Beck e Maria Isabel Pereira da Costa. Do Conselho Superior do IARGS, o Desembargador Alfredo Guilherme Englert (provedor da Santa Casa de Misericórdia); o Dr. Marco Aurélio Moreira de Oliveira; e o Desembargador Vilson Darós. Do Conselho Fiscal, o Dr. Norberto da Costa Mac Donald e a Dra Anna Vittoria Pacini Teixeira, coordenadora geral dos almoços mensais do IARGS. Representando o Conselho Federal da OAB, o associado Cláudio Pacheco Prates Lamachia também compareceu à reunião-almoço.
Entre outras autoridades, estiveram presentes o ex-presidente do TRF4, Desembargador Nylsom Paim; e os Desembargadores Federais do TRF4, José Luis Germano da Silva e Leandro Paulsen; o Procurador-Chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, Dr. Carlos Augusto da Silva Cazarré; a secretária-geral da OAB/RS, Dra. Regina Guimarães; os Conselheiros Federais da OAB, Dr. Rafael Canterji e José Guilherme Kliemann (diretor-presidente do IPÊ-PREV); a diretora-geral da Escola Superior da OAB/RS, Dra. Rosângela Maria Herzer dos Santos; o ex-presidente da OAB/RS, Dr. Marcelo Bertoluci; e o representante do Sindicato dos Advogados do RS, Dr. Fernando Guimarães.
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa

Mesas

Sorteio

Entrevistas ao programa Momento Jurídico

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>